quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A impotância da avaliação física no desporto.

   A participação segura dos atletas nas competições é a principal meta para os administradores, pais, treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos e todo corpo participativo de saúde. Sendo assim, o atleta como um todo, por meio da fisioterapia deve ser previamente preparado e avaliado como um todo, e não somente seus segmentos corporais específicos, que participarão de uma determinada tarefa esportiva. Este cenário deverá ser eficiente para o atleta e o fisioterapeuta, tanto no custo, quanto no tempo.


PRINCIPAIS RAZÕES PARA SE REALIZAR A AVALIAÇÃO

~> Detectar condições locais, que possam gerar risco ao atleta durante sua prática.
~> Avaliar contraindicações médicas, que possam impedir a prática desportiva.
~> Gerenciar o esporte para que o atleta execute suas atividades com segurança.
~> Para realizar uma triagem da saúde geral do ateta.
~> para preencher contratos durante programas atléticos profissionais.
~> Para avaliar o tamanho e nível de maturação do atleta.


TIPOS DE EXAMES

    Existe duas formas de examinar fisicamente o atleta, no consultório ou no próprio ambiente desportivo, sendo que existem vantagens e desvantagens.

VANTAGENS

   A avaliação deverá ser realizada preferencialmente, em parceria com o médico do atleta. Isto torna benéfico, porque mantém seu histórico médico atualizado, bem como reforça o hábito de exames físicos regulares. Todavia este relatório estabelecido entre o médico e o atleta, permitirá ao fisioterapeuta discutir tópicos sensíveis em sua avaliação, como a utilização de álcool e drogas, direcionanto até assuntos mais simples, como, a sua nutrição

DESVANTAGENS

   A  ignorância e o conservatorismo por parte de alguns médicos e outros profissionnais da área desportiva, que fragilizam o caráter interprofissional, depreciando com isso o verdadeiro valor da avaliação. A disponibilidade iimposta pelo avaliador pode ser um fator limitante importante, para o atleta, tanto amador quanto proffisional. o custo para alguns exames que complementam a avaliação, em alguns casos são elevados e, principalmente quando encontramos casos de alguns atletas, que não podem incluir a avaliação, como parte de sua rotina de treinamentos.

FREQUENCIA DA AVALIAÇÃO

   Normalmente, é importante avaliar o atleta, antes de qualquer competição, durante e depois. para que sua história clínica com isso seja constantemente atualizada pela equipe de saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde colega, muito interesante esse assunto sobre avaliação física, em muito lugares não são realzados da maneira correta, com isso prejudicando a fora certta a ser trabalhada dentro da fisioterapia desportiva, abraços Dr Carlos Eduardo Mozzeli, fisioterapeuta, Fortaleza.