Gelo é base de tratamento ativo para todas as lesões por overuse. Como citado inicialmente é prontamente indicado, fácil de usar, sem grandes custos para o fisioterapeuta, e convenientem ente, às vezes, sendo universalmente tolerado e desta forma, a mais efetiva modalidade terapêutica usada.
Os efeitos fisiológicos ocasionados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, estimula o relaxamento, permite a mobilização precoce, melhora a amplitude de movimento, estimula a rigidez articular, redução do metabolismo, redução da inflamação, estimula a inflamação, redução da circulação, estimula a circulação, redução do edema, quebra do ciclo dor-espasmo-
dor.
A escolha correta do método de aplicação deve ser baseada, principalmente, de acordo com a área a ser tratada, sendo que o tempo de aplicação varia tanto em relação ao método utilizado como a área, isto é, uma articulação que apresenta menor espessura do tecido adiposo (gordura), o tempo necessário para atingir o resfriamento é menor do que em outra área que possui uma maior quantidade de tecido adiposo (Lopes, 2003).
EFEITOS TERAPÊUTICOS DO FRIO:
1. Diminui o espasmo muscular.
2. Alivia a dor.
3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.
Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.
TÉCNICAS DE TRATAMENTO:
O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 10 minutos, no local da dor, 3 vezes ao dia. O uso de calor é contraindicado nos casos de traumatismo por que aumenta o edema. O uso do frio é contraindicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos
é preferível usar calor.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário